Márcia Botelho – O Segredo do Sucesso no Youtube

Apaixonada por moda e maquilhagem, Márcia Botelho conta-nos um pouco daquilo que tem sido o seu percurso no Youtube. Para além da sua forte presença nas redes socias, a influenciadora está a tirar simultaneamente mestrado em Marketing e fala-nos daquilo que considera ser um fator-chave para ter sucesso no Youtube. 1. O conteúdo que predomina na tua página de instagram e no teu canal de youtube é a maquilhagem. Fala-nos um pouco de como surgiu o interesse de partilhar o gosto por este ramo. Na verdade tudo começou precisamente por causa das redes sociais, eu devia de ter uns 15 anos quando vi o primeiro tutorial de maquilhagem, fiquei fascinada! Começei a recriar os tutoriais que via no YouTube e até hoje é algo que me dá imenso prazer fazer, é quase como uma terapia para mim! Foi uma paixão que foi crescendo ao longo dos anos. 2. Qual o fator-chave que consideras mais importante para que o público goste do conteúdo de um influenciador? Autenticidade! O público percebe quando gostamos verdadeiramente do que fazemos e partilhamos, é importante sermos verdadeiros para com quem nos segue e também para nós próprios, não faz sentido trabalharmos em algo que não nos enche as medidas! 3. Se pudesses mudar algo nas redes sociais, o que mudarias? A recente obsessão com os números e a mentalidade ‘me too’. Ultimamente nas redes sociais as pessoas estão mais focadas em atingir X número do que em criar conteúdo que os distinga e defina com clareza a sua diferenciação. O que leva muitas pessoas a comprarem seguidores, a usarem bots para seguir e deixar de seguir de forma a conseguir novos seguidores que provavelmente não começaram a seguir porque gostaram do conteudo, mas sim porque queriam em boa fé retribuir o ‘follow’… Relativamente à mentalidade ‘me too’ eu acho que hoje em dia as pessoas não estão tão focadas na diferenciação mas sim em encontrar benchmarks, contas de sucesso das àreas em que têm interesse e depois simplesmente criam conteúdo muito semelhante! 4. Sabemos que para além de fazeres vídeos para o youtube, estás a tirar mestrado em marketing simultanemamente. Sentes que as duas atividades se complementam e podem ser uma mais valia uma para a outra? Em que aspetos? Penso que sim! Neste momento estou a fazer a minha tese, que é precisamente sobre Influencer Marketing. Tenho vindo a estudar e a ler imensos artigos que analisam precisamente a indústria dos influencers e das redes sociais! Honestamente, este é o ano em que sinto que o que estou a estudar está de facto ligado à minha vertente enquanto ‘digital influencer’, ou como eu prefiro chamar ‘content creator’. Mas nem sempre foi assim… Na minha licenciatura (gestão de marketing) senti que as redes sociais eram inclusive um tema deixado de parte, o que aprendia era mais marketing estratégico e as bases fundamentais de gestão. 5. Tens algum conselho para dar às pessoas que querem começar no mundo do digital/youtube? Façam porque gostam e não porque querem tirar partido! Hoje em dia como se tornou uma profissão, sinto que muitas pessoas começam a tentar criar um projeto porque querem receber produtos, dinheiro etc. Chego a receber mensagens de pessoas que têm um blog há um mês ou até menos e já me perguntam como conseguem arranjar uma parceria… É completamente legítimo querer ganhar algo visto que isto é de facto algo que exige investimento, tempo e dedicação, mas penso que essa não deverá ser uma motivação primordial. Por isso, o meu conselho (e pode ser cliché mas é a verdade) é que sejam vocês mesmos, partilham o que gostam porque gostam, sejam sinceros com quem vos acompanha e acima de tudo respeitem sempre quem acompanha o vosso trabalho!