Shadow Ban, Instagram, Banido, Sem Likes, Hashtags
Marketing

Shadow ban no Instagram

Muitas vezes começamos a reparar que o alcance das nossas contas no Instagram começa a diminuir sem qualquer razão aparente. Começamos a ter menos seguidores e, principalmente, um menor número de interação nos nossos conteúdos, nomeadamente em termos de likes e comentários.

A razão que pode estar muitas das vezes por detrás desses estranhos acontecimentos é a tua conta ter sido automaticamente banida, ou seja, ter sido alvo de shadow ban.

Mas o que é o Shadow ban?

Shadow ban é quando a tua conta é de uma certa forma “banida” do Instagram. Isso faz com que o teu conteúdo comece a ter menos visibilidade ou então deixe de ser exibido em todos os canais do Instagram tais como: a página principal, a página de exploração ou feed de hashtag dos outros usuários. Assim, a única forma de as pessoas terem acesso e visualizarem o teu conteúdo é indo diretamente ao teu perfil.

Existem alguma formas de descobrir se a nossa conta foi de facto alvo de shadow ban, mas o problema é que muitas delas para além de serem falsas, são também pagas.

Decidi experimentar com a minha conta pessoal um site, que segundo o mesmo faz um teste ao nosso perfil do Instagram, dizendo-nos quais são as publicações que foram shadow banned. O website disse-me que algumas das minhas publicações tinham sido banidas do feed de um determinado hashtag por causa do uso da mesma. No entanto, decidi verificar e percebi que afinal as minhas publicações não tinham sido banidas do feed, ou seja, o website deu-me uma informação errada.

Mas calma criativo, porque vamos-te apresentar uma forma simples de verificar se tua conta foi banida pelo Instagram ou não.

1º – Arranja alguém que tenha uma conta no Instagram, mas que não siga o teu perfil;

2º – Publica um post na tua conta, utilizando um hashtag que usas regularmente;

3º – Pede à pessoa que não te segue para verificar no momento em que publicas o post se o mesmo aparece no feed do hashtag que utilizaste na tua publicação.

É importante referir que as publicações no feed de hashtag aparecem de acordo com a ordem cronológica de publicação, por isso, se utilizares um hashtag que é muito usada é provável que a publicação seja de uma certa forma “empurrada para baixo” e se torne indetetável. 

Por outro lado, se usares uma hashtag que é pouco usual e verificares que a tua publicação não aparece no feed da pessoa que não te segue, isso significa que a tua conta foi shadow banned.

A minha conta está shadow banned! E agora?

Se percebeste que a tua conta está shadow banned, não te preocupes, pois a exclusão é temporária – apenas terás de ter paciência. No entanto, para que rapidamente consigas recuperar a tua conta de volta, recomendamos-te a evitar práticas que geram shadowban e ainda que sigas os seguintes procedimentos:

– Mudar da conta empresarial para a conta pessoal;

– Reportar ao Instagram o estado em que se encontra a tua conta;

– Fazer uma pequena pausa no Instagram, ou seja, ficar entre 2 a 3 dias sem publicar, comentar ou até mesmo entrar na aplicação;

– Parar de utilizar hashtag que foram proibidas/banidas do Instagram.

Espero que com este artigo tenha-te ajudado a perceber o que são shadowban e como de forma fácil consegues ver se a tua conta foi shadow ban ou não.

Deixa-nos o teu feedback nos comentários.

Até breve criativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *