Entrevista, Dicas, Estágio,Marketing, emprego, bruna silva,
Marketing

5 dicas para brilhares na tua primeira entrevista de emprego na área de Marketing

Olá criativos,

Neste meu primeiro artigo, decidi elaborar 5 dicas úteis para utilizares na tua primeira entrevista de emprego na área de marketing. Escolhi este tema porque acredito que é uma área no qual devíamos ser mais preparados, principalmente pelas faculdades e não somos. Tratando-se ainda assim de uma área essencial para conquistarmos os nossos primeiros empregos/estágios.

Mas não te preocupes criativo, com estas 5 dicas tu e os teus amigos vão conseguir brilhar nas vossas primeiras entrevistas.

Entrevista, Estágio, Faculdade, aprendizagem
Dicas para brilhares na primeira entrevista de marketing.

1- Prepara o teu discurso

Quantas vezes uma simples pergunta te deixou sem resposta? Por vezes gerenciar os nossos nervos e responder a questões não é uma tarefa simples. Por esse motivo antes de ires a uma entrevista deves praticar o que queres dizer sobre ti e sobre a tua experiência profissional ou curricular.

Deves elaborar um pequeno resumo daquilo que te define em termos de hard e soft skills e da tua experiência em outras empresas ou cursos que tiraste. Deves também pensar em algumas questões que te possam colocar tais como:

– Porque seguiste a área de marketing?

– Fala-nos de agências de marketing que gostes e conheces.

– Nomeia 3 marcas nas quais gostes da sua comunicação em termos digitais e explica o porquê.

-Fala-nos sobre o que conheces de pesquisas orgânicas e pesquisas pagas?

2- Informa-te e demonstra interesse pela empresa

Isto é uma regra crucial em todo o tipo de entrevistas: Informa-te sobre a empresa que te estás a candidatar!

O facto de teres conhecimento sobre os serviços que a marca apresenta, o tipo de comunicação que fez e está a fazer de momento faz com que quem está a realizar a entrevista se sinta surpreendido e inverta a entrevista para tópicos em que te sintas mais confiante. Isto acontece porque o número de pessoas que tem a preocupação de obter conhecimento para o local onde se estão a candidatar é muito escasso.

3- Apresenta os teus trabalhos e sê pró-ativo

Quem te está a entrevistar terá certamente interesse em ver e conhecer os trabalhos que já fizeste anteriormente, pois isso pode até ser um fator chave para determinar se aquele cargo é teu. Não tenhas medo de apresentar os teus trabalhos mesmo que sejam a nível de faculdade.

É importante que sejas pró-ativo e faças alguns trabalhos teus de modo a ganhares experiência e apresentar aos recrutadores.

4- Transparência na entrevista

Lembra-te que é a tua primeira entrevista, então estar nervoso é normal e acontece a muitas pessoas. Mas não deixes que isso arruíne as tuas hipóteses de conseguires a determinada posição de emprego/estágio.

Existem inúmeras formas de combater o nervosismo, a transparência é uma delas. Podes ser sincero com as pessoas que te estão a entrevistar e explicares-lhe o que estás a sentir, deste modo tu próprio te sentirás mais à vontade e confiante. Provavelmente os mesmos até terão empatia contigo, pois também já tiveram no teu lugar às uns anos atrás.

Na minha experiência pessoal, como estava bastante nervosa por ser a minha primeira entrevista na área de marketing, fui sincera para com os meus entrevistadores e senti que a partir daquele momento a entrevista começou a correr muito melhor.

5- Tem em hipótese casos práticos

Em certas entrevistas de trabalho (ou até mesmo de estágio), pedem-nos para resolver casos práticos no âmbito da área de marketing e isso muitas das vezes apanha-nos despercebidos, podendo até nos deixar atrapalhados o resto da entrevista. Por isso antes de uma entrevista tem em mente que te podem pedir para criares estratégias de marketing para um produto daquela empresa ou então pedirem-te para criares uma estratégia de venda para um alvo em específico. 

Espero que estas dicas te tenham ajudado na tua primeira entrevista!

Deixa-nos o teu feedback nos comentários.

Até breve criativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *