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Marketing

8 dicas de engagement para aumentares o teu número de seguidores

Todos nós queremos aumentar o nosso número de seguidores e de likes, não é verdade criativos?

Para vos ajudar, hoje trago algumas dicas e exemplos reais para saberem como aumentar o vosso engagement nas redes sociais.

  • Conhece o teu público-alvo

É importante que conheças o perfil do teu público-alvo para que consigas criar a estratégia correta. Desse modo conseguirás perceber que conteúdo o teu público quer ver, em que redes sociais deves estar, bem como a melhor hora para publicar. Todas estas ações irão aumentar a relação de proximidade e interação que tens com os teus seguidores.

Para perceberes melhor vamos utilizar um exemplo bem conhecido: o palhaço ´batatinha`.

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Analisando o público-alvo da sua página de Instagram conseguimos perceber que 50% dos seguidores têm entre 25 e 34 anos, o que nos indica que esta percentagem segue-o por uma razão nostálgica, pois relembra-os da altura a que assistiam ao ´Batatoon`.

  • Analisa o teu engagement atual

Começa por analisar o teu número atual de seguidores, bem como o número de partilhas e comentários que tens, em média, por cada post. Com esses dados será mais fácil acompanhares o teu crescimento e perceberes o que está a funcionar ou o que precisa de ser melhorado.

  • Cria e partilha conteúdo de qualidade

Cria conteúdo que seja útil para o teu público e que satisfaça as suas necessidades. Investe em conteúdos originais, que prendam a atenção e com o qual possas interagir com o público como sessões de perguntas e respostas (Q&A) e giveaways. Não tenhas receio de usar adesivos e filtros personalizados nos stories.

  • Interage com o público

Para que consigas ter sucesso é necessário que cries uma ligação com quem te segue. Podes começar por responder aos comentários e mensagens, mas personaliza consoante cada seguidor.

Acima de tudo lembra-te que no outro lado está uma pessoa, portanto utiliza o teu lado mais humano.

A imagem abaixo é um bom exemplo de conteúdo de interação.

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Consoante o mês e o dia de aniversário, o seguidor vai criando o seu nome de palhaço. Este género de publicações acaba por ter grande adesão por parte do público, aumentando o engagement da página com uma ideia simples mas criativa.

  • Inclui Hashtags nas tuas Stories do Instagram

As hashtags são boas ferramentas para dar a conhecer a tua conta a novas pessoas, mas apenas quando já tens bons níveis de interação.

  • Criar parcerias com pessoas que tenham o mesmo conteúdo

Uma boa ideia para dares a conhecer o teu conteúdo a mais pessoas é através de parcerias. Escolhe alguém de quem gostes e que tenha um conteúdo semelhante e convida-a para uma live. 

  • Monotoriza as menções

É importante que vás acompanhando constantemente os resultados da tua interação digital. Os comentários são uma boa forma de perceberes qual o feedback dos conteúdos e que alterações poderão ter de ser feitas, caso seja necessário.

Observa também o horário em que o teu público está mais online para que as tuas publicações tenham mais alcance.

  • Não copies, cria.

Ás vezes parece mais fácil copiarmos ideias ou conteúdos de outras pessoas e até pode correr bem as primeiras vezes. Mas a longo prazo o teu público irá perceber e acabarás não só por parar de evoluir, como perderás os seguidores que já tinhas.

Deixo-vos mais um exemplo de conteúdo que captou a atenção dos seguidores.

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Apesar de o design ser simples, a interação com o público foi elevada porque existiu uma ligação emocional à revista Bravo.

Não tenhas medo de arriscar em ideias diferentes.

Espero que estas dicas tenham ajudo!

Deixa-nos o teu feedback nos comentários.

Até breve, criativos.

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