Marketing

Segmentação do Target

Olá Criativo,

Estás preparado para descobrir quem é o teu target? O target (ou público-alvo), para um negócio é como se fosse uma pedra valiosa. A diferença entre os dois é que o target é muito mais fácil de descobrir que uma pedra valiosa, e um dos segredos para comunicares com eficácia a tua marca.

No ultimo artigo (podes cuscar aqui, aproveita) ficámos amaldiçoados pelo Deus Estratega e uma das razões que nos levou a esta terrível maldição foi não saber definir o nosso target.

Pensa nestas duas questões:

Quem é o público que queres atrair?

Qual é o público mais lucrativo para o teu negócio?

Vamos supor que o teu negócio é um restaurante onde a especialidade são suculentos hambúrgueres artesanais. E o target que tu queres atingir são grupos de amigos ou famílias, porque são eles que te trazem mais lucro.

Para atrair cada um destes dois grupos, tens de utilizar uma comunicação diferente. Por esse motivo teremos de segmentar o teu público -alvo. Este passo é importantíssimo para realizar uma campanha ou criar novos conteúdos.

Como segmentar?

A segmentação pode ser feita por critérios geográficos, económicos, género, idade, estilo de vida, gostos, entre outros. Quanto mais segmentado o teu público-alvo estiver, melhores resultados conseguirás obter.

Para facilitar o processo de segmentação temos de criar as “Personas”. As personas são personagens do nosso imaginário que refletem algumas características dos clientes para quem queremos comunicar. Vejam o nosso exemplo para o restaurante de hambúrgueres artesanais:

Depois da segmentação feita já consegues construir ideias eficazes para chegares junto do teu target.

A maldição do Deus Estratega já esteve mais longe de ser destruída. Fica atento aos nossos próximos conteúdos.

Até breve Criativo.

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